Os Benefícios da corrida (parte 1)

Fortalece seu corpo contra as principais causas de morte no Brasil e no mundo!

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as principais causas de morte são: isquemia cardíaca (infarto), isquemia cerebral (AVC), doença pulmonar crônica, infecção pulmonar e cancêr de pulmão, traqueia ou brônquios.

As 10 principais causas de mortes estão relacionadas com o quanto seu corpo é saudável, um estudo realizado pelo BNDES observou que em 2000 e 2012 os índices de mortes eram divididos da seguinte maneira:

2000

Doenças transmissíveis = 24%

Doenças não transmissíveis = 62%

Causas Externas = 14%

2012

Doenças transmissíveis = 15%

Doenças não transmissíveis = 70%

Causas Externas = 15%

 

Ainda de acordo com a OMS, a isquemia é responsável por 22% do índice de mortalidade mundial, então vamos entender ela melhor, isquemia é a falta de fornecimento sanguíneo para um tecido orgânico devido a obstrução causada por um trombo, seja ele formado por placas gordurosas ou por coágulos sanguíneos. Como o sangue, através das hemácias (glóbulos vermelhos), leva o oxigênio às células, a isquemia resulta em falta de glicose e de oxigenação nas células (hipóxia). O local mal oxigenado tende a ficar roxo e se não for tratado com urgência pode causar a morte. Segundo a OMS, em 2011 foi a maior causa de mortes no mundo, com mais de 7 milhões de mortes de isquemias cardíacas e pelo menos mais 3 milhões por isquemias cerebrais ou pulmonares.

Todas as vezes que corremos há um aumento da frequência cardíaca, o que fortalece o músculo do coração e prolonga a sua capacidade de bombeamento de sangue, portanto, a sua vida útil.

Além disso, durante a corrida as artérias se expandem e contraem vigorosamente, movimentos que as mantêm mais fortes e ajustadas, ajudando a manter a pressão arterial em uma faixa normal.

Um dos melhores exemplos práticos disso é a nossa atleta Mariana, que aos 54 anos iniciou suas atividade físicas e hoje com 63, pratica corrida 3x na semana e se sente muito melhor que 10 anos atrás!

 

Mais informações: https://atletamoderno.com.br/treinamento-de-corrida

E aí? Vamos correr?

O que acha de mudar a sua vida também? Melhor, gratuitamente, melhor, treinando apenas 30 minutos por dia, melhor, sem passar fome!
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