Melhore o poder do cérebro

Benefícios da corrida - Exercita a cabeça

Não é novidade, mas é sempre bom obter novos resultados sobre a melhora do funcionamento cerebral através da atividade física.

Em uma pesquisa realizada por Henriette Van Praag (Ph.D) e seus colaboradores, do Laboratório de Neurociências do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Foi descoberto que ao ativar seu corpo você estimula seu cérebro.

Ampliando a capacidade de trabalho dos músculos, elevasse a necessidade de nutrientes para os mesmos, de tabela o fluxo sanguíneo intracraniano é aumentado, fornecendo mais substratos e retirando lixo metabólico do cérebro, fazendo-o funcionar melhor, além do fato de que os músculos trabalham intrinsecamente com cérebro.

Os benefícios são:

– Melhora na memória;

– Aprimoramento na concentração;

– Facilitação da aprendizagem;

– Aceleração no raciocínio;

– Alteração na estrutura do órgão;

– Aumento da irrigação sanguínea cerebral;

– Proteção a desordens cerebrais.

A atividade física adequada é qualquer atividade de cunho aeróbio, ou seja, entre 60% e 80% da frequência cardíaca, de 20 a 40 minutos por dia e 3 vezes na semana, auxilia no desenvolvimento cognitivo do indivíduo, seja ele criança, adulto ou idoso. Seguindo essas exigências os benefícios para cérebro é certo e já pode ser observado nas primeiras semanas.

Lembrando que aquela musculação de academia não entra nesse conceito, então não pense nos seus músculos como troféus, sim no seu corpo como uma máquina.

Vivar C, Potter MC, van Praag H. All About Running: Synaptic Plasticity, Growth Factors and Adult Hippocampal Neurogenesis. Curr Top Behav Neurosci, 2012, USA. Disponível em:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22847651. Acesso em: 11 out. 2012.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *